domingo, 15 de fevereiro de 2015

Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Comédia
Duração: 118 min
Direção: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts, Andrea Riseborough, Amy Ryan e Lindsay Duncan.

Sinopse: no passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Crítica: diretor de sucessos, como 21 Gramas (2003) e Babel (2006), Alejandro González Iñárritu acerta e, principalmente, surpreende mais uma vez.
Mesmo usando artifícios e truques técnicos pouco convencionais e estranhos para a maioria dos espectadores, a forma como os usa em volta dos personagens e para narrar sua trama é extraordinária, precisa e marcante. Tão impressionante que, às vezes, diz mais do que as próprias falas de seus personagens.
A câmera está sempre bem próxima deles, como que flutuando, e também registrando tudo o que acontece nos corredores do teatro onde a maior parte da história acontece. Michael Keaton (realiza o melhor trabalho de sua carreira), o Batman de Tim Burton, é o protagonista Riggan Thomson, ator que viveu o super-herói alado Birdman no cinema em uma trilogia de sucesso e agora tenta provar nos palcos sua capacidade para atuação. A fusão do que está dentro e fora das telas, o conhecimento prévio do público do passado de Keaton, outrora o "astro da vez" – aqui em busca de seu primeiro Oscar – é imprescindível para o funcionamento da trama.
Apesar dos recursos estilosos, o filme é todo baseado no mundo real, no mundo em que as pessoas querem ser reconhecidas e aplaudidas, querem a celebridade a qualquer custo. Daí, abusando do humor negro e diálogos cínicos e sarcásticos, surgem críticas para todo lado: atores, críticos de arte, jornalistas, público e sociedade consumidoras, enfim, de valores que supostamente são considerados como que importantes para a vida.
O elenco de apoio é extraordinário, com Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis, Andrea Louise Riseborough e Naomi Watts, cada um na medida certa.
Um filme que leva a profundas reflexões, mas que também diverte. Um filme difícil de esquecer.

Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP