quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sr. Kaplan (Mr. Kaplan)

País: Uruguai
Ano: 2012
Gênero: Comédia
Duração: 98 min
Direção: Álvaro Brechner
Elenco: Héctor Noguera, Néstor Guzzini, Rolf Becker e Nidia Telles.

Sinopse: irritado com a ociosidade da velhice, Jacobo Kaplan decide investir em uma "missão" que poderá transformá-lo em herói: desmascarar um e ex-nazista que vive tranquilamente em uma pequena praia uruguaia.

Crítica: envelhecer é difícil para todos, mas especialmente para Jacobo Kaplan (Héctor Noguera), que começa a se fazer perguntas do tipo: ‘Que sentido tem a minha vida?’, ‘O mundo é melhor graças a mim?’, 'Eu fiz algo de memorável?'.
Sr. Kaplan, de 76 anos e agora aposentado, faz um balanço de sua vida desde quando teve que abandonar seu país – ele é um refugiado que escapou da Segunda Guerra Mundial – e se virar sozinho em outro continente, constituindo no Uruguai sua família. Hoje vive entediado e decepcionado com o interesse escasso de seus familiares e amigos em mostrar suas origens judaicas.
Porém, a gota d’água foi a não renovação de sua carteira de motorista. Então, ele se inspira em um monólogo casual com sua neta adolescente e em um noticiário para ocupar seu tempo. Junto a um ex-policial, Wilson Contreras (o excelente Néstor Guzzini), amigo da família e alcóolatra, contratado pela mesma para ser seu motorista, ambos tomam como projeto de vida uma missão que os tiram da insatisfação com o momento em que viviam: por um lado, Kaplan, vivenciando os efeitos do envelhecimento impondo algumas limitações ao modo em que sempre viveu e, por outro, Contreras, um homem bom, desempregado, e afastado de sua mulher e filhos, por causa de um cunhado corrupto.
Como missão decidem desmascarar um ex-nazista que vive em uma pequena praia vizinha, começando uma jornada de situações cômicas em meio a insolações e muito calor, perseguições e vilões. A situação evolui para uma amizade entre os dois personagens, deixando menos sombrias as limitações de cada um e o tema que estão investigando.
Os personagens do filme mostram contradições e fragilidades, além de reflexões existenciais muito sérias e pertinentes a uma sociedade que envelhece rapidamente como a nossa, mas com leveza e graça, levando-nos a dar boas risadas.
O objetivo é retratar com humor ácido e sarcástico a história de alguém que teme a morte, aquilo no que ele acredita e quer acreditar, seus valores e os seus receios de perda de identidade, e o desejo inato de deixar uma marca de sua passagem pelo mundo. Nesse sentido, se discute o sentido da vida.
Coproduzido por Uruguai, Alemanha e Espanha, o filme é baseado no livro “El Salmo de Kaplan”, do colombiano Marco Schwartz, e foi o escolhido do Uruguai para representar o país no Oscar.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP