quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Nação que Não Esperou por Deus

País: Brasil
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 89 min
Direção: Lucia Murat
Elenco: -

Sinopse: a diretora visitou a tribo indígena Kadiwéu de Mato Grosso do Sul primeiramente em 1999 para gravar outro filme e voltou em 2013/2014. Em quase 15 anos, a luz elétrica, a televisão e as igrejas evangélicas chegaram à aldeia, além da luta contra os pecuaristas pela terra.

Crítica: Lucia Murat documenta o estágio de integração na sociedade contemporânea em que se encontra a tribo indígena Kadiwéu e, por consequência, retrata a consequente diluição de suas tradições seculares, absorvidas pela cultura dos “patrícios”, o termo usado pelo cacique Ademir Matchua para se referir ao homem branco.
Simultaneamente, são apresentados os conflitos fundiários entre os indígenas e os pecuaristas da região, deixando inclusive a postura passiva de observadora para mediar as tratativas.
Algumas cenas são sensíveis e bem eficientes ao mostrar a inexistente distância entre a aldeia e a cidade, a tradição e a modernidade. Mas o documentário não se aprofunda muito a ponto de oferecer ao espectador argumentos que o posicionem a favor ou contra à luta dos indígenas pela terra.
No entanto, cumpre a mensagem principal de comprovar como a sociedade contemporânea destrói as tradições indígenas, sua história e individualidade, reempregando os mesmos instrumentos adotados pelos portugueses do século XVI: a imposição da religião cristã, do currículo educacional, de manifestações artísticas particulares e de hábitos nocivos (álcool e drogas).
Tanto que não nos parece natural assistir a um pastor pregando na língua nativa dos Kadiwéu ou acompanhar uma festa indígena ao som de forró.
Isso parece certo? É algo a refletir.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP