segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Homem Irracional (Irrational Man)

País: EUA
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 94 min
Direção: Woody Allen
Elenco: Joaquin Phoenix, Emma Stone e Parker Posey.

Sinopse: em crise existencial, o professor de filosofia Abe Lucas chega para lecionar em uma pequena cidade dos Estados e Unidos. Logo uma de suas alunas, Jill, se aproxima dele devido ao fascínio que sente pelo seu intelecto, além da tristeza que sempre carrega consigo. Simultaneamente, ele é alvo de Rita, uma professora casada que tenta ter um caso com ele. A vida começa a melhorar para Abe quando, numa ida à lanchonete com Jill, ouve a conversa de uma desconhecida sobre a perda da guarda do filho devido à uma decisão do juiz Spangler. Abe logo começa a idealizar o assassinato de Spangler e como, por ser um completo desconhecido, jamais seria descoberto.

Crítica: Woody Allen é sempre esperado e mesmo quando seu novo filme não é uma obra-prima, ao sairmos do cinema, ele já deixa saudades e aguardamos pelo próximo.
“Homem Irracional” é diferente, mais pesado, com um toque de suspense, a estilo de “Match Point” (2005). As piadas são poucas, mas o texto é genial como sempre: crítico, sarcástico, mordaz.
Joaquin Phoenix e Emma Stone estão em completa sintonia. Destaque também para Park Posey, muito à vontade no papel.
O filme vai de um extremo a outro em torno de seu protagonista, o professor Abe Lucas (Phoenix). Da vontade de não mais viver, Abe encontra uma estranha motivação que o faz arregaçar as mangas e fazer algo que ele considera nobre.
Nessa mudança de atitude, ele melhora de humor, melhora sua postura em sala de aula, passa a amar.
Mas uma nuvem negra paira no ar quando seu plano “perfeito” é descoberto e, para resolver o problema, os instintos mais primitivos vêm à tona.
O espectador é fisgado do início ao fim e fica apreensivo sem saber o que acontecerá aos personagens.
Amor, solidão, desconfiança, medo, egoísmo, todos esses sentimentos humanos são muito bem explorados na história por alguém que é um gênio ao retratar as fraquezas da humanidade.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP