quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Las Insoladas

País: Argentina
Ano: 2015
Gênero: Comédia
Duração: 162 min
Direção: Gustavo Taretto
Elenco: Carla Peterson, Luisana Lopilato, Maricel Álvarez, Marina Bellati, Elisa Carricajo e Violeta Urtizberea.

Sinopse: Buenos Aires, 1995. Seis amigas e companheiras de aula de salsa têm o mesmo desejo: passar duas semanas de férias no Caribe. No entanto, a realidade econômica delas não permite que saiam do terraço de um prédio no meio da cidade, onde se encontram toda semana para tomar sol.

Crítica: esta é a segunda vez que o diretor Gustavo Taretto faz uma adaptação de um curta-metragem de sua autoria em longa. A primeira foi “Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual” (2011).
A trama se passa na laje de um prédio da região central de Buenos Aires, no ano de 1995 (é véspera de Ano Anovo), e mostra seis amigas ao longo de um único dia, tomando sol. Elas se conheceram na escola de dança, e devem fazer uma apresentação de salsa dentro de algumas horas. Preso a um único lugar, o diretor e roteirista apoia o filme nos diálogos, que melhoram ao longo da narrativa. Fala-se do começo ao fim, algo incômodo, mas atenuado pelo bom humor, pelas discussões acaloradas e pelo aprofundamento nas personalidades de cada uma, bem distintas.
É certo que a trama poderia ter sido mais curta, pois, alguns momentos ficam monótonos, mas logo recuperando o fôlego.
A conversa inclui questões urbanas da década de 90: as dificuldades financeiras na era da paridade forçada entre o peso e o dólar, a opressão feminina, a claustrofobia da metrópole e ótimas piadas sobre a desinformação do Ocidente sobre o comunismo (quando falam de Cuba).
Vale destacar que o roteiro aborda assuntos importantes, sem reduzir suas mulheres a objetos de desejo ou a figuras amorosas. Aliás, pouco se fala sobre amor ou aparência, algo louvável em uma película com mulheres protagonistas.
Enfim, um filme divertido, com algumas boas sacadas e com elenco bem dirigido.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP