quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Ouro, Suor e Lágrimas


País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 93 min
Direção: Helena Sroulevich
Elenco: -

Sinopse: a história da década mais vitoriosa das seleções brasileiras de voleibol de quadra. Um convívio íntimo com os atletas e os técnicos e Bernardinho e Zé Roberto Guimarães que buscam revelar o segredo do sucesso das seleções.

Crítica: filmes sobre esporte costumam agradar o público em geral. E o voleibol é uma das modalidades esportivas que mais deram reconhecimento internacional ao Brasil, portanto, uma homenagem bem-vinda.
O filme faz a crônica de um contraponto dramático. Entre 2001 e 2010, a seleção brasileira de voleibol masculino foi campeã mundial oito vezes e venceu 16 dos 20 torneios disputados, tornando-se a equipe mais forte do mundo. No mesmo período, a seleção feminina, apesar de muitas vitórias, ganhou fama de "amarelona" por sucessivas derrotas em finais de campeonatos mundiais. A euforia de uns e a tristeza de outras pontua o filme, até uma relativa inversão em 2012.
No entanto, o longa que parte de uma promessa de cronologia rumo às Olimpíadas de 2012 perde-se no caminho – até porque a equipe de filmagem acabou não tendo acesso os jogos de Londres, cobertos tão somente com fotografias. Quem não domina a história recente do vôlei terá certa dificuldade em acompanhar a evolução dos fatos e certos episódios envolvendo jogadores e técnicos. Isso, de fato, prejudica a narrativa. Além disso, muitas vezes é difícil compreender as falas do Bernardinho; o uso de legendas teria caído bem.
De qualquer forma, “Ouro, Suor e Lágrimas” presta um bom serviço à memória do vôlei, retrata lances decisivos de partidas decisivas e coloca o espectador em relativa intimidade com os jogadores e jogadoras nos bastidores  em viagens e no recesso do Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), que esbanjam simpatia.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP