segunda-feira, 6 de março de 2017

Um Limite entre Nós (Fences)

País: EUA
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 139 min
Direção: Denzel Washington
Elenco: Denzel Washington, Viola Davis, Stephen Henderson, Russell Hornsby, Jovan Adepo, Mykelti Williamson e Saniyya Sidney.

Sinopse: um homem (Troy Maxson) que sonhava em se tornar um grande jogador de beisebol na infância acaba frustrado como um catador de lixo. Baseado na peça teatral homônima, escrita pelo americano August Wilson.

Crítica: o filme trata basicamente de ser excluído do sonho americano por ser “algúem de cor” e do tão enraizado preconceito na sociedade. No início da trama, somos apresentados a Troy (Denzel Washington, no melhor empenho de sua carreira), a Bono (Stephen Henderson), seu melhor amigo, e a Rose (Viola Davis), sua esposa.
Diálogos bastante carregados são uma marca da trama. Rimos de Troy e seu jeito de contar histórias para depois sentirmos raiva pela forma como ele trata os filhos (são dois e mais uma terceira que está a caminho) e, por fim, nos questionamos se ele não estava mesmo certo. Essa é a força gigantesca do personagem, de personalidade firme, com erros e acertos, mas que tenta seguir em frente e acertar as contas com seu passado difícil.
Muito acontece e, por ter sido adaptado do teatro, tudo é mesmo dito nas falas. Há bastante informação e conteúdo. Um filme rico em mensagens de sonhos, frustrações, esperanças, e de como são os valores na vida de cada um. O ponto de vista sobre ter e ser e sobre as dificuldades que enfrentamos é extremamente relativo, dependendo das circunstâncias em que as coisas ocorrem.
Há uma fala de Viola Davis que diz muito sobre Troy (depois da morte dele): “Eu não sei se ele estava certo ou errado, só sei que o que ele fez foi mais para ajudar do que para prejudicar”.
Um filme digno de Oscar. Viola Davis levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP