segunda-feira, 20 de março de 2017

Por um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero:
Duração: 81 min
Direção: Leonardo Dourado
Elenco: -

Sinopse: cerca de 200 milhões de imigrantes saem de seus países anualmente, enviando para suas casas cerca de US$ 400 bilhões. Três famílias e representam esta estatística: José Luis Vásquez, que largou tudo no México para ganhar a vida nos Estados Unidos; Seidi e Leonardo Takano, irmãos brasileiros que foram para o Japão em busca de dinheiro para saldar uma dívida do pai; e Ibrahim Suware, que deixou Gâmbia, foi para a Alemanha e agora se divide entre a família alemã e a africana. 

Crítica: o documentário traz um tema factual e relevante, mostrando três famílias que foram separadas pela emigração dos pais ou dos filhos, em busca de uma vida financeira melhor.
O primeiro caso é o de uma família mexicana que migrou para Los Angeles (EUA), sendo que dois filhos ficaram no México. Os Estados Unidos são o país que mais atrai imigrantes no mundo, num total de 54 milhões de pessoas ou 11% da população total. Segundo o Censo de 2010, o país norte-americano é o principal destino dos brasileiros (23%).
O segundo caso é de um jovem gambiano que deixou seu país e hoje vive na Alemanha. Segundo a ONU, a Alemanha, com 14,9% de emigrantes, é a segunda nação que mais alterou sua configuração populacional desde 1990.
E o último é de 2 jovens brasileiros (do estado do Goiás) que se mudaram para o Japão e trabalham como ˜técnicos em eletricidade”. Estes serviços e outros mais pesados quase sempre destinados aos imigrantes. No entanto, muitos outros que estão lá com o visto vencido estão desempregados e sequer têm dinheiro para regressar ao país de origem.
Todos mandam remessas de dinheiro ou de presentes para seus familiares, que somam valores vultuosos.
No acompanhamento dessas famílias, descobrimos as reais razões pelas opções feitas, os problemas que enfrentam (seja de adaptação, idioma, discriminação) e o peso que carregam de precisar ajudar as pessoas que ficaram do outro lado do mundo.
É um bom documentário, mas poderia ter aprofundado melhor nos personagens escolhidos, usado mais recursos ilustrativos (que atraíssem mais a atenção do espectador) e ter buscado mais exemplos, tendo em vista que o número de imigrantes (e para diversas partes do mundo) é intenso. 

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP