segunda-feira, 20 de março de 2017

Um Homem Chamado Ove (En Man Som Heter Ove)

País: Suécia
Ano: 2016
Gênero: Comédia dramática
Duração: 116 min
Direção: Hannes Holm
Elenco: Rolf Lassgård, Bahar Pars, Ida Engvoll e Filip Berg.

Sinopse: Ove (Rolf Lassgård) é um senhor mal-humorado de 59 anos que leva uma vida totalmente amargurada. Aposentado, ele se divide entre sua rotina monótona e as visitas que faz ao túmulo de sua falecida esposa. Mas, quando ele finalmente se entregou às tendências suicidas e desistiu de viver, novos vizinhos se mudam para a casa da frente, e uma amizade inesperada irá surgir. 

Crítica: autenticidade não falta ao gênero comédia dramática e nem qualidade a este exemplar do cinema nórdico.
Ove supera expectativas ao construir um personagem complexo, que conquista o espectador aos poucos. Sua aparente frieza dá lugar a um homem de coração grande e de valores nobres, raros na atualidade onde a individualidade parece ser o caminho escolhido pela maioria.
Idoso e demitido de seu trabalho, ele não vê mais motivo para continuar a viver e tenta o suicídio (várias vezes) na esperança de encontrar sua esposa, morta há 6 meses por um câncer.
Ainda que de forma exagerada, as ocasiões que acabam impedindo-o de se matar são criativas e acabam por revelar seu passado. Os vizinhos o temem pela rabugice, no entanto a chegada de uma nova família (um sueco casado com uma iraniana e duas filhas) o fará repensar suas decisões, sejam do passado ou do presente.
Uma bela história de solidariedade e de reconhecimento dos erros. Fez juz, realmente, à indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E a atuação de Rolf Lassgård (como Ove) merece nota 10. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP