domingo, 12 de março de 2017

Excluídas do Paraíso (Excluidas del Paraiso)

País: Espanha
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 93 min
Direção: Esther Pérez de Eulate
Elenco: -

Sinopse: em pleno século XXI, quais mecanismos permanecem e perpetuam o patriarcado? Através das vozes de relevantes pensadoras feministas, o documentário tentará responder à esta pergunta. 

Crítica: o documentário apresenta a evolução da mulher na sociedade, dos anos 50 até a atualidade, o que enfrentou e o que ainda precisa conquistar.
Depoimentos contundentes de historiadoras, professoras, sociólogas, psicólogas, participantes de movimentos pela liberdade da mulher e, sobretudo, feministas são o ponto alto da obra.
Abordam-se vários temas: equiparação salarial entre homens e mulheres, violência sexual, assédio no trabalho, relações pessoais, conciliação do trabalho em casa e fora, métodos anticoncepcionais e aborto, enfim, tudo que envolve a discriminação da mulher como ser inferior, incapaz ou "invisível”, além dos movimentos que possibilitaram as conquistas femininas até então.
O uso da mulher como objeto em publicidades de veículos automobilísticos e de bebidas alcoólicas, por exemplo, é um dos aspectos mais interessantes do filme e é onde se fala abertamente sobre a submissão aceita pelas próprias mulheres.
A direção apoia-se bem no uso de imagens que reforçam o que está sendo dito, seja com propagandas, com imagens de vídeo ou fotos, ou com recursos gráficos.
O documentário revela a determinação das mulheres e que muito ainda precisa ser melhorado. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP