segunda-feira, 13 de março de 2017

Terra de Minas (Under Sandet)

País: Alemanha/Dinamarca
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Direção: Martin Zandvliet
Elenco: Roland Møller, Mikkel Boe Folsgaard, Joel Basman, Leon Seidel e Levin Henning.

Sinopse: um grupo de soldados alemães, outrora combatentes nazistas, recebem uma nova tarefa ao fim da Segunda Guerra Mundial: precisam escavar e remover com as próprias mãos 2 milhões de minas terrestres em "terras inimigas", mesmo que alguns deles não tivessem sequer experiência na guerra, para compensar sua contribuição com o regime de Hitler.

Críticaa Dinamarca é um país com um histórico de filmes fortes e marcantes. “Terra de Minas” concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas infelizmente não levou a estatueta.
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, 2,2 milhões de minas ficaram enterradas nas praias da costa oeste da Dinamarca. Durante anos os nazistas imaginaram que o desembarque aliado poderia ocorrer por esse país, daí seu meticuloso trabalho de minar centenas de quilômetros quadrados de litoral. O governo dinamarquês decidiu então usar seus 20.000 prisioneiros alemães – ex-soldados nazistas, quase todos menores de idade – para limpar as praias (tarefa que, no entanto, só viria a terminar em julho de 2012). A maior parte dos detentos morreu ou voltou para a Alemanha mutilada.
É essa história interessante e ainda não explorada no cinema que o cineasta decide conta, com uma direção precisa sem apelar para o excesso em cenas sanguinárias e violentas.
A violência está nas palavras, nos gestos, nos olhares, nas ações que agridem o inimigo como uma tortura psicológica (de humilhação e de um preço que se precisa pagar). No caso, quem pagam são jovens (menores, em sua maioria) que abraçaram uma guerra sem imaginar que consequências dramáticas ela traria. O fim da guerra não é propriamente o seu fim – vingança, ódio, medo e traumas permanecem.
As atuações são excelentes (sobretudo o personagem do sargento Carl, muito bem construído) e a tensão é o que comanda a trama durante todo o tempo.  

Avaliação: ***
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP