domingo, 12 de março de 2017

Negação (Denial)

País:  EUA
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Mick Jackson
Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall, Andrew Scott, Jack Lowden, Caren Pistorius, Alex Jennings e Harriet Walter.

Sinopse: a luta legal da escritora Deborah E. Lipstadt para provar uma verdade histórica contra David Irving, que a acusa de difamação por declarar que ele não acredita na existência do Holocausto. 

Crítica: o antissemitismo e o holocausto são assuntos muito explorados no cinema e assim devem ser para que a história não seja esquecida e os mesmos erros não sejam cometidos.
Aqui, a trama foca num caso particular e verídico que envolveu dois protagonistas antagônicos: Deborah Lipstadt (Rachel Weisz), que publicou um livro que desconstruía o discurso dos chamados negadores do holocausto, e David Irving, um assumido negacionista desse fato histórico, que a acusa de difamação.
O caso é levado a julgamento e o que está sendo julgado não é uma defesa pessoal, mas sim a veracidade, a memória e a preservação de um ato fundamental para a consciência histórica.
As atuações são bastante competentes: Rachel Weisz (como Deborah), mesmo convicta da veracidade da história, está apreensiva com o resultado e temerosa com a equipe responsável pelo caso; e David Irving é repulsivo pela baixeza dos seus atos, manipulação da mídia e distorção dos fatos.   
O filme tem o ritmo ideal para conseguir atrair o público, o que também se dá pelo suspense criado no tribunal, pela inúmera quantidade de fatos históicos que levanta, por detalhes que fazem a diferença para esse terrível acontecimento que marcou a vida de milhares de pessoas para sempre.
E tem o cuidado de não pecar pelo melodrama. Atém-se ao fato de provar que os negadores do Holocausto estão errados e para isso agiram sem quaisquer valores ou escrúpulos. Portanto, um recado importante para a humanidade.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP