segunda-feira, 27 de março de 2017

Volta à Terra

País: Portugal/Suíça/França
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 78 min
Direção: João Pedro Plácido
Elenco: -

Sinopse: nas montanhas do norte de Portugal um pequeno vilarejo, chamado UZ, sobrevive, cada vez mais deserto devido à imigração. Com 49 moradores locais, o documentário acompanha esses habitantes durante as quatro estações do ano. Dentre eles, o jovem pastor Daniel que, ao entardecer, sonha com os amores da vida. 

Crítica: o filme tem como temática retratar a ruralidade e a vida simples no campo. Sem interferências do diretor, acompanhamos a vida de pessoas que vivem num vilarejo chamado Uz, em Cabeceiras de Basto, dando-se destaque a Daniel, um jovem pastor de 22 anos.
Uz é uma pequena aldeia típica de casas de pedras, onde ainda se podem ver construções cobertas com telhados de colmo. Quase em extinção (a maioria emigrou), a comunidade vive da colheita e da criação de animais.
Antônio, um antigo emigrante regressa ao país e prepara a festa da aldeia para o Verão, que é um grande acontecimento, tendo em vista a vida pacata. É interessante ver o envolvimento de todos para o evento.
Contudo, com tanta riqueza de imagens (a fotografia é bela) e de personagens, pouco se explora além do visual. Não há pesquisa sobre o que fez essas pessoas ali permanecerem, sobre a vida de cada um, sobre o ponto de vista acerca da vida no campo.
É pobre em detalhes, o que torna o filme uma mera sequência de imagens, sem falar na cruel forma de tratamento dos animais pelos pastores. Brutos e grosseiros (ainda que de maneira inconsciente), não há nenhum apego, cuidado ou ternura aos porcos, bois, vacas e ovelhas que lhe dão todo o sustento. 

Avaliação: **
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP