quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ben-Hur

Título original: Ben-Hur
País: EUA
Ano: 1959
Gênero: Épico
Duração: 223 min
Direção: William Wyler
Elenco: Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Hugh Griffith e Stephen Boyd.

Sinopse: em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.
Crítica: filmes longos demais, às vezes, podem ser difíceis de assistir, mas não é o caso do épico mais bem realizado e consistente da história do cinema. Tanto que serve de modelo até hoje para muitos épicos.
Dirigido por William Wyler, é a segunda versão adaptada para o cinema do livro homônimo do Coronel Lew Wallace (a primeira foi em 1925, sendo que o filme era mudo, mas também marcou época)
A beleza das cenas, levando-se em conta a escassez de recursos (não se compara ao que temos disponível atualmente) e os padrões de outrora, é espetacular.
Sempre constando nas listas das melhores películas de todos os tempos, Ben-Hur se destacou também pela sua história, fictícia, confundir-se com a de Jesus no tempo de sua pregação e crucificação (um dos momentos mais incríveis do filme).
Enfim, uma produção cinematográfica maravilhosa, uma história grandiosa e um elenco sublime. Nem parece que foi idealizado há mais de 50 anos.
Curiosidade: os números mostram realmente a grandeza desse épico: foram usados 100 mil figurinos, oito mil figurantes e mais de 300 sets de filmagem. Sem contar que o orçamento usado para realizá-lo transformou-o no maior filme de todos os tempos, em sua época.
Outro número impressionante é o de Oscars que arrebatou em 1960: além de Melhor Ator (Charlton Heston), Melhor Diretor e, claro, Melhor Filme, ele ainda levou as estatuetas de Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora de Drama, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais. Deixou de ganhar apenas o de melhor roteiro adaptado. Foram 11 no total, valor só igualado 38 anos depois, com Titanic.
Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP