sábado, 5 de junho de 2010

Oceanos

Título original: Océans
País: França
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 104 min
Direção: Jacques Cluzaud e Jacques Perrin
Elenco: -

Sinopse: aproximadamente três quartos da superfície terrestre são cobertos por água, e o documentário explora as histórias e mistérios que neles se escondem. Foram mais de 70 expedições em várias partes do mundo. Os diretores mergulharam fundo nas águas, explorando o esplendor e as duras realidades das criaturas marinhas, filmadas com a mais avançada tecnologia de captação de imagens subaquáticas. Algumas de suas cenas incluem, também, um museu de espécies extintas, nos lembrando que muitas morreram devido à ação da humanidade.
Crítica: um belo documentário, porém menos poético que “A Marcha dos Pinguins” ou “Terra”, sendo mais uma crítica e um alerta às consequências advindas da má ação do homem com a natureza e os animais.
Com pouco texto, a obra vale-se mais das imagens para impactar, seja pela beleza animal, pelo instinto maternal de proteção aos filhotes e sua luta pela sobrevivência ou pela terrível atitude humana. São mesmo impressionantes como iguanas, mergulhões (aves de médio porte e aquáticas), imensos cardumes de atuns, caranguejos gigantes, golfinhos, tartarugas, leões marinhos, tubarões-martelo, baleias orca, beluga e jubarte, polvos, arraias, moréias e inúmeras espécies marinhas bizarras, além de homens nadando lado a lado com tubarões brancos.
O documentário possui imagens inéditas dos mares, obtidas pelo satélite da ESA Envisat.
A trilha sonora é perfeita, em total sintonia com o movimento e a vida mostradas no fundo do mar.
Mas algumas cenas poderiam ter sido menos extensas, já que em virtude da escassa narração, ficarem um pouco repetitivas. E legendas identificando o local da filmagem e das espécies tornariam o documentário ainda mais elucidativo.
Curiosidade: a produção necessitou de quatro anos de filmagens em mais de 50 localidades diferentes. A equipe de Jacques Perrin e Jacques Clouzeaud percorreu os oceanos do mundo, das ilhas Cocos, no litoral do Costa Rica, à Ilha de Coburg no norte do Ártico, e à Ilha Fernandina no Oeste do Arquipélago dos Galápagos.
Os cineastas pretendiam filmar, também, o boto do rio Yang-tsé, mas o último animal remanescente da espécie desapareceu durante as gravações.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP