sexta-feira, 25 de junho de 2010

Flor do Deserto

Título original: Desert Flower
País: Reino Unido/Alemanha
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 124 min
Direção: Sherry Horman
Elenco: Liya Kebede, Sally Hawkins, Craig Parkinson, Meera Syal, Anthony Mackie, Juliet Stevenson, Timothy Spall, Soraya Omar-Scego, Teresa Churcher, Eckart Friz, Anna Hilgedieck e Matt Kaufman.

Sinopse: inspirado no best-seller Desert Flower, é a autobiografia da ex-modelo somali Waris Dirie (Liya Kebede), circuncidada aos cinco anos e vendida para um casamento arranjado aos 13 anos. A garota fugiu, atravessando o deserto por dias até chegar a Mogadishu, capital da Somália, onde passou o resto da adolescência sem ser alfabetizada. Ao trabalhar em um restaurante fast food, foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson que a levou para os Estados Unidos, onde se tornou uma modelo mundialmente conhecida, além de ser embaixadora da ONU no combate à mutilação genital feminina.
Crítica: uma história real e dramática como a da ex-modelo Waris Dirie merecia mesmo ser contada e levada às telas. Pena que não tenha sido tão bom como o esperado. Tinha tudo para ser uma grande obra.
No entanto, a direção é fraca, o roteiro é pouco original, as atuações são fracas e a trama acabou ficando com cara de novela. A protagonista é interpretada pela etíope Liya Kebede.
Um documentário com a própria modelo talvez tivesse atingido um resultado melhor e mais convincente.
Mesmo assim, vale a pena assistir para tomarmos conhecimento das atrocidades cometidas com as mulheres em alguns países africanos. Serve como um valioso alerta.
Curiosidade: Melhor Filme Europeu (Prêmio de Público) do Festival de San Sebastián de 2009.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP