sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Jovem Rainha Victoria

Título original: The Young Victoria
País: Inglaterra
Ano: 2009
Gênero: Drama, biografia
Duração: 105 min
Direção: Jean-Marc Vallée
Elenco: Emily Blunt, Rupert Friend, Paul Bettany, Miranda Richardson, Jim Broadbent, Thomas Kretschmann, Mark Strong, Jesper Christensen, Julian Glover, Harriet Walter, Jeanette Hain, Michael Malloney, Genevieve O’Reilly, Rachael Stirling e Michiel Huisman.

Sinopse: biografia que conta a história da rainha Victoria, que assumiu o trono britânico com apenas 18 anos e lá manteve-se até morrer, aos 80 anos. A história destaca os primeiros anos do reinado que foram especialmente turbulentos, e a sua relação com o Príncipe Alberto, que vem agravar a situação.
Crítica: o longa não tem um elenco de peso, mas a direção competente de Martin Scorcese, baseada na obra da escritora Julian Fellowes, e a atuação convincente dos atores são motivos suficientes para assistir ao filme.
Emily Blunt (era a assistente principal de Miranda no "Diabo veste Prada") está muito bem no papel da rainha Victoria.
O filme conta sua história desde criança até os 18 anos, quando, após a morte do seu tio, Rei William, é coroada rainha. É interessante vê-la, inicialmente inexperiente e com medo das responsabilidades que a aguardavam, ganhando coragem e maturidade. Daí, define o que fazer para o seu povo. O reinado durou 20 anos. Esse crescimento como mulher e rainha foi construído com o apoio do príncipe belga, Albert, seu futuro esposo.
No longa, as cartas trocadas por eles antes de consumirem o casamento dão um tom de intensidade, não retratando apenas o romance, mas a situação e os problemas da época.
Os fatos históricos e a importância política de Victoria têm muito espaço na trama, que conta ainda com belas paisagens, figurinos impecáveis e trilha sonora clássica irretocável. Enfim, um épico romântico e um relato valioso do reinado inglês.
Curiosidade: o filme ganhou o Oscar de Melhor Figurino, em 2010.
Muitas das cenas interiores foram filmadas no castelo Belvoir, no condado de Leicestershire, na Inglaterra. A cama usada para a cena da lua-de-mel foi usada pela própria rainha Victoria quando visitou o castelo em 1843.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP