segunda-feira, 16 de abril de 2012

1/2 Revolução

País: Egito/Dinamarca
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 72 min
Direção: Omar Shargawi e Karim El Hakim
Elenco: -

Sinopse: no dia 24 de janeiro de 2011, o premiado cineasta egípcio Omar Shargawi desembarcou em sua terra natal vindo da Dinamarca, onde mora atualmente. Mal sabia ele que, no dia seguinte, uma revolução começaria na praça Tahrir (maior praça pública no centro de Cairo) e faria parte da série de eventos conhecida como Primavera Árabe. Ciente de que as manifestações que aconteciam a poucos metros de sua casa eram inéditas e poderiam mudar a história do país para sempre, Shargawi recrutou um amigo, o também cineasta Karim El Hakim, para documentar cenas do povo egípcio indo às ruas para pedir a deposição do ditador Hosni Mubarak.

Crítica: a maioria das cenas capturadas pela equipe, utilizando desde câmeras de mão até celulares, registra a correria quando a polícia de Mubarak tenta dispersar os manifestantes. Os protestos, que começam pacíficos, vão se tornando cada vez mais violentos ao longo dos 18 dias que durou o levante (11 dos quais foram filmados). Shargawi e El Hakim ficam visivelmente abalados ao presenciarem a morte de manifestantes, mas continuam voltando todos os dias às ruas.
As cenas dos protestos se alternam com depoimentos dos manifestantes, que reclamam principalmente da falta de cuidados básicos na saúde e de condições econômicas, além de expor o ponto de vista dos próprios diretores, que se reúnem na casa de El Hakim, ao lado da mulher, do filho pequeno e de alguns amigos.
A “aventura” acaba quando a integridade física dos cineastas é ameaçada. Eles são espancados pela polícia e fogem para não serem presos pelo governo do ditador – o que poderia significar a morte. A trupe acabou deixando o país antes da renúncia de Mubarak, que estava há 30 anos no poder. Mas permaneceu lá por tempo suficiente para fazer um registro comovente e visceral da “½ Revolução”, nome que foi dado pelos cineastas por considerarem que a revolução no Egito ainda não terminou.
O filme, mostrado no Festival É Tudo Verdade (de documentários), foi muito bem recebido pela crítica. Vale a pena conferir.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP