quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cairo 678

País: Egito
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Mohamed Diab
Elenco: Boshra, Nelly Karim, Maged El Kedwany, Nahed El Sebaï, Bassem Samra, Ahmed El Feshawy, Omar El Saeed, Sawsan Badr, Yara Goubran e Ibrahim Salah.

Sinopse: Fayza, Seba e Nelly. Três mulheres egípcias com vidas completamente diferentes se unem para combater o machismo que impera no Egito contemporâneo e que está em todos os lugares: nas ruas da cidade do Cairo, no trabalho e dentro de suas próprias casas. Determinadas, elas se unem e iniciam uma série de ataques contra os homens que ousam molestá-las. Quem são essas misteriosas mulheres que têm a coragem de enfrentar uma sociedade baseada na superioridade masculina?

Crítica: o filme iraniano ‘A Separação’ levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por mostrar um Irã que não conhecemos, não noticiado nas mídias, vidas normais de pessoas que sofrem e se deparam com seus problemas no dia-a-dia.
O longa 'Cairo 678' tem grande chance de concorrer, também, à estatueta no próximo ano. Inovador, crítico, contestador, traz à tela situações que parecem exageradas para nós, mas bastante corriqueiras no Egito. Situações em que as maiores vítimas são as mulheres, que enfrentam cotidianamente no trabalho, nas ruas, nos transportes urbanos, perante o público, na vida em geral, as piores e mais degradantes humilhações.
O alicerce do longa-metragem está na força de 3 mulheres que lutam parar virar o jogo, cada uma a seu jeito, e que acabam por se encontrar e se unir. A trama, bem dirigida e editada, e com atuações satisfatórias (com exceção de uma ou outra cena) é baseada em histórias reais. Destaque para o trabalho do ator coadjuvante, como investigador policial.
A trama é, sem dúvida, envolvente e bastante sensível. Comove o espectador que sente na pele (sobretudo, se for mulher) a ira, a revolta e a angústia das protagonistas por sentirem-se indefesas. Sofre-se junto, protesta-se junto e torce-se por um dia melhor, por uma vida mais digna e um país mais justo para todas essas mulheres.
Imperdível!!!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP