quarta-feira, 25 de abril de 2012

Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan)

País: China/EUA
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Wayne Wang
Elenco: Bingbing Li, Gianna Jun e Vivian Wu.

Sinopse: na China do século XIX, duas amigas criam uma língua secreta para se comunicarem. Em outro momento da história, duas mulheres contemporâneas tentam entender a história de suas ancestrais.

Crítica: antes de tudo, é preciso parabenizar o belo, comovente e sensível trabalho do diretor chinês. O roteiro, picotado em várias épocas, mostra simbolismos, costumes, crenças e ritos culturais e valores do país. A trilha é ótima e bastante adequada às sequências.
A trama, ambientada no século XIX na China (em muitos momentos) é centrada na amizade ao longo do tempo entre duas meninas que desenvolvem, a partir da apresentação do mesmo por uma conhecida de ambas, o seu próprio código secreto (laotong) como uma forma de lidar com os obstáculos vividos por elas e em alguns momentos pelas rígidas regras culturais impostas às mulheres.
A história começa com um acidente logo no início e voltamos ao passado logo nas cenas seguintes para entender o que ocorrera até ali. Sophia veio da Coréia e sempre teve a vida conturbada por morar longe de sua terra, fala chinês com dificuldade e tem poucas ambições na vida, já Nina é uma jovem esforçada que vem de família humilde (seus pais se esforçam para pagar seus estudos nos melhores colégios) e tem um futuro brilhante pela frente. Um dia resolvem ser irmãs juradas (laotong) e fazem votos eternos de amizade.
As imagens são belíssimas, o figurino caprichado, o cenário repleto de boas locações e sobretudo, uma história bonita e comovente sobre a amizade.  

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP