segunda-feira, 16 de abril de 2012

À Margem do Lixo

País: Brasil
Ano: 2008
Gênero: Documentário
Duração: 84 minutos
Direção: Evaldo Mocarzel
Elenco: -

Sinopse: o dia-a-dia dos catadores de papel e materiais recicláveis em São Paulo (SP). Vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Brasília (2008).

Crítica: o documentário transita muito bem pelas ruas de São Paulo a fim de retratar não somente o dia-a-dia de catadores de lixo, mas também os seus movimentos políticos a fim de regularizar e conseguir direitos à renegada categoria. Os catadores de lixo são produtos típicos da cidade de São Paulo.
Mostra as reuniões do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), deixa clara a importância do trabalho dos catadores de lixo ambientalmente, uma vez que os materiais que vendem a fim de manterem suas subsistências são recicláveis e contribuem para a preservação do meio ambiente e, também, retrata a intolerância e a rispidez com a qual são tratados todos os dias, não somente por viverem à margem da sociedade por suas funções pouco prestigiadas, como também por atrapalharem a fluidez do trânsito da metrópole que não para. Os catadores não são vistos como agentes ambientais e é essa função que o documentário sublinha. À Margem do Lixo dialoga bem com o público, tendo como base as imagens e os depoimentos de alguns personagens, tudo bem editado. Apenas "trava" um pouco ao demonstrar o processo de reciclagem de papel, plástico e alumínio, trechos que cortam a fluidez da narrativa, mas não comprometem o documentário como um todo, que levanta de forma contundente a bandeira dos catadores.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP