sábado, 16 de junho de 2012

Adorável Pivellina (La Pivellina)

País: Itália/Áustria
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Tizza Covi, Rainer Frimmel
Elenco: Patrizia Gerardi, Asia Crippa e Walter Saabel.

Sinopse: Patti, uma artista de circo que mora com o marido em um trailer, encontra a pequena Asia, de dois anos, em um parque nos arredores de Roma. Junto com a menina veio apenas o bilhete da mãe avisando que a apanharia quando tivesse condição. Neste meio tempo, ela encanta Patti e sua vizinhança.

Crítica: uma ficção com ar de documentário, onde tudo soa muito natural. A figura central da história, a Pivellina do título, é uma menina de apenas dois anos de idade, que habita um meio repleto de cachorros, gatos, bodes e, até mesmo, leões.
Para reforçar o caráter documental, a produção fez questão de não utilizar nenhum tipo de luz artificial. Além disso, filmou toda a obra com câmeras Super 16mm. Obviamente, sabemos mais ou menos quando se passa a trama devido ao vestuário e aos automóveis, mas a imagem granulada e acinzentada vem para dizer que o tempo pouco importa.
A história se passa em uma Roma pouquíssima explorada pelo cinema, sem glamour, belos cenários ou prédios históricos, mas em um subúrbio bem feio e com pouco controle populacional, o que não quer dizer que seja um ambiente ruim.
O fato dos diretores terem deixado seus atores livres para construir seus personagens e não insistirem em fazer cenas "ensaiadas" com os atores mirins é o segredo do filme, que tem um bom desenvolvimento e desfecho.
Totalmente inseridos em seus personagens, os atores Patrizia Gerardi e Walter Saabel brilham na pele de dois membros do circo que encontram um bebê de dois anos abandonada em um parque. Eles decidem ajudar a criança ao mesmo tempo em que iniciam a busca pela mãe. Uma obra delicada, inteligente e centrada na pequenina Asia Crippa.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP