sábado, 16 de junho de 2012

Violeta foi para o Céu (Violeta se fue a los cielos)

País: Chile/Argentina
Ano: 2010
Gênero: Biografia
Duração: 110 min
Direção: Andrés Wood
Elenco: Francisca Gavilán, Thomas Durand, Christian Quevedo, Gabriela Aguilera e Roberto Farias.

Sinopse: um mergulho na vida de Violeta Parra (Francisca Gavilán), o maior nome da música chilena. Equivalente local (em termos de paixão nacional) à Édit Piaf para os franceses. A cinebiografia conta a história de mais um artista incompreendido, que quis a todo custo espalhar e ensinar sua arte. Uma mulher que teve tudo o que quis, de amantes mais jovens ao reconhecimento de mineiros e políticos chilenos, passando pela burguesia cultural francesa. Tudo foi alcançado por uma mulher insatisfeita por natureza e voluntariosa ao extremo.

Curiosidade: o filme chileno mais visto de 2011, com 391 mil espectadores. Foi, também, o representante chileno para as categorias de melhor filme estrangeiro no Oscar (Estados Unidos), nos prêmios Ariel (México) e Goya (Espanha).

Crítica: o sucesso de público no Chile e no exterior é merecido. A biografia, que não segue uma narrativa linear, aborda praticamente toda a vida da artista, focando em seu talento musical e luta para conquistar tudo o que queria.
A direção é muito eficiente na edição e a atriz Francisca Gavilán é excepcional. Tão convincente que temos a impressão de estar conhecendo realmente Violeta Parra: intensa, forte, sincera, vibrante e cheia de vida.
Violeta Parra luta, vence, brilha, perde, alegra-se, sofre, tenta novamente, decepciona-se, passa por momentos incrivelmente difíceis e de grande perda, mas sua mensagem, vida e obra ficam para sempre.
A trilha sonora, toda feita com suas músicas, no tom e na medida certa, é contagiante. Impossível não sair do cinema pensando nela e cantando suas músicas.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP