sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A Menina que Roubava Livros (The Book Thief)

País: EUA/Alemanha
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 132 min
Direção: Brian Percival
Elenco: Geoffrey Rush, Emily Watson e Sophie Nélisse.

Sinopse: garota precisa morar com outra família na Alemanha da Segunda Guerra Mundial. A mudança de casa e a nova vida transformam a trajetória da jovem e das pessoas ao redor.

Crítica: a tão divulgada adaptação cinematográfica do best-seller “A Menina que Roubava Livros” pode decepcionar os mais exigentes. O filme é bom, mas longe de ser inesquecível ou marcante, o que comprova o quão distante ficou da obra literária, uma das melhores que já li.
A ambientação da Segunda Guerra Mundial amenizada em seus horrores e a indefinição entre os diálogos em inglês ou em alemão interferem de forma negativa na veracidade da história, não deixando que o espectador mergulhe de cabeça no contexto.
Outra falha é o não envelhecimento das crianças que ficam iguais com o passar do tempo.
A “morte” que é quem narra a história no livro e, por isso mesmo, o fio condutor da trama, não ganha o destaque merecido e, portanto, enfraquece o filme. As inúmeras vezes em que Liesel (Sophie Nelisse) entrava na biblioteca da casa do prefeito pra roubar livros, descritas com maestria na obra literária, também são pouco retratadas. 
No campo das atuações, a que mais merece elogios é de Geoffrey Rush, conhecido por personagens extravagantes, mas que aqui demonstra habilidade como o “papa”, um homem comum e sensível que ajuda a filha a aprender a ler e que não compartilha das ideias nazistas, tanto que esconde um jovem judeu no porão de sua casa.
Emily Watson (Rosa Hubermann) também está perfeita como mãe e mulher dura que esconde seu lado humano. Ela encarna o papel clichê, sem transformá-lo em algo caricato. Sophie Nelisse, como Liesel, tem um olhar expressivo e conduz-se bem na trama.
Mesmo com as falhas, é um trabalho que merece ser visto e deve arrancar lágrimas do mais emotivos.


Avaliação:***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP