sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Fruitvale Station – A Última Parada

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Direção: Ryan Coogler
Elenco: Michael B. Jordan, Melonie Diaz e Octavia Spencer.

Sinopse: o último dia de Oscar Grant, um rapaz de 22 anos que teve a vida interrompida por uma tragédia que chocou os Estados Unidos.

Crítica: vencedor do Un Certain Regard em Cannes e do Grande Prêmio do Júri do Festival de Sundance, o longa retrata o fatídico episódio no qual o jovem negro foi pego na estação de trem (que dá nome ao filme) após uma confusão na virada do ano. Algemado e humilhado, não teve como se defender. Mas a polícia americana, assim como a de qualquer outro lugar, está sempre preparada para cometer atos sem pensar, ainda mais quando o preconceito fala mais alto.
As primeiras imagens são do incidente real que foram parar na internet. Então, desde o princípio já se conhece a tragédia e cabe ao espectador questionar o porquê de tamanha brutalidade.
O diretor estreante conduz bem a trama, que é contada de forma breve. Mostra o dia-a-dia de Michael B. Jordan, com sua namorada e filha. No momento, ele foi demitido por sempre chegar atrasado ao trabalho. Flashbacks revelam que ele já esteve preso e é pensando nesses dias que ele desiste de voltar a vender drogas e também de usá-las. A partir daí, o protagonista é apresentado como um bom moço, o que soa meio conservador e, de certa forma, piegas.
As atuações são fracas, mas o que sustenta o longa é a história em si, a injustiça feita com um rapaz que só tinha 22 anos. Em 1º de janeiro de 2009, ele só queria ver os fogos de artifício com sua namorada em São Francisco (EUA). Como mora no subúrbio, a mãe o aconselhou a ir de metrô, para fugir dos congestionamentos no trânsito, o que, pela lógica, realmente seria mais seguro. Mas...
Fruitvale Station poderia ter sido um filme melhor caso apelasse menos para o emocional e não tentasse colocar a vítima como mártir. O ato covarde do policial, contra quem quer que fosse, seria imperdoável e inaceitável de qualquer forma.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP