domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ela (Her)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Comédia
Duração: 126 min
Direção: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Olívia Wilde, Rooney Mara e Amy Adams.

Sinopse: Theodore é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Crítica: a fábula futurista sobre o nosso presente, no qual as máquinas se tornam mediadoras dos laços de afeto, que, aos poucos, perdem o valor em pequenos caracteres numa tela de computador ou celular, é marcante. Talvez isso ocorra num futuro não muito distante.
Instigante e provocador, o longa é claro ao mostrar a dificuldade de comunicação entre as pessoas. Falar com máquinas parece algo mais fácil, afinal não é necessário olhar de frente para o outro.
Ao redor de Theodore (incrivelmente interpretado por Joaquin Phoenix), o mundo está dominado por essa dinâmica. Seu mundo desabou depois que sua esposa Catherine (Rooney Mara) o deixou. Fora alguns encontros fortuitos via internet, ter outra relação normal parece algo impossível para ele.
Ao adquirir um novo sistema operacional onde é possível escolher o perfil de alguém para interagir com ele, no caso Samantha (dublada por Scarlett Johansson), ele quer ser feliz de qualquer jeito e mergulha de cabeça nessa ligação “virtual”.
Mas depois ele percebe que, mesmo que tenha que sofrer, é preciso o olhar, o toque, a humanidade. Não há ainda como fugir do sofrimento e do medo que os relacionamentos trazem.
No entanto, a crítica ao caminho que as pessoas parecem querer seguir é bastante pungente e preocupante.
Os diálogos são excelentes nessa ficção, dirigida com muita competência. Não perca!  


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP