sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Eu e Você (Lo e Te)

País: Itália
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Jacopo Olmo Antinori, Tea Falco e Sonia Bergamasco.

Sinopse: os encontros, desencontros e conflitos de dois irmãos.

Crítica: o protagonista Lorenzo (Jacopo Olmo) é um jovem insatisfeito que busca caminhos distintos para externar essa inadequação em relação ao mundo, com o isolamento, por exemplo.
Lorenzo tem dificuldades para se relacionar com os colegas da escola e não parece interessado em aumentar o seu grau de sociabilidade. Tem a ligação materna como sua relação social mais forte, demonstrando inclusive fortes resquícios edipianos. Não surpreende, portanto, a sua atitude em relação a uma viagem escolar que a mãe insiste que ele faça: baseado em uma mentira, o personagem consegue ao mesmo tempo agradar à matriarca e se ver livre das obrigações sociais, optando por passar uma semana sozinho no porão de seu próprio prédio. Ali é o seu local de fuga e separação do mundo exterior, onde poderá ouvir músicas e ler livros sem ser incomodado por ninguém.
Até a chegada de Olívia (Tea Falco), meia-irmã que não vê Lorenzo há anos. Também problemática, a personagem acaba ficando no porão por alguns dias, motivada por uma crise de abstinência de heroína. Essa aproximação levará a questionamentos sobre a individualidade, o contato social, a vida, a sociedade e seus tabus.
O filme, praticamente, se passa nesse porão escuro e apertado. Uma bela cena é a da dança de Olivia e Lorenzo ao som de Ragazzo Solo, Ragazza Sola, versão italiana da música Space Oddity, de David Bowie. Depois de passar todo o filme ouvindo músicas em seu fone de ouvido da mesma maneira egoísta com que se mantém afastado das pessoas, Loreno finalmente compartilha com alguém não só um som, mas um instante de identificação com o outro.
No entanto, não é um grande filme e pode cansar os menos pacientes.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP