domingo, 16 de fevereiro de 2014

Nebraska

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Comédia
Duração: 110 min
Direção: Alexander Payne
Elenco: Bruce Dern, Will Forte, June Squibb,Bob Odenkirk e Stacy Keach.

Sinopse: Woody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes da cidade.

Crítica: o longa concorre a 6 premiações do Oscar. Dentre os que concorrem, é o melhor na minha opinião.
Humano, sensível, forte e com uma história simples e marcante ao mesmo tempo, sem ser melodramático e sem excessos de tipo algum.
O diretor (nascido no estado de Nebraska que dá nome ao filme) já carrega no currículo outros sucessos: Os Descendentes (2011), Paris, Eu te Amo (2006), Sideways (2004), As Confissões de Schimdt (2002), entre outros.
As atuações são fabulosas, destacando-se Bruce Dern e Will Forte (pai e filho, respectivamente, no longa), mas todo o elenco está em sintonia e é de uma naturalidade excepcional em todas as cenas. Uma curiosidade é que o cineasta costuma convidar ‘não famosos ou conhecidos’ para os seus trabalhos, o que não o impede de fazer sucesso. Bruce Dern (que vive o Woody Grant) foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1978 pelo longa “Amargo Regresso”.
“Nebraska” surpreende pela narrativa, pela estética (todo em preto e branco), pela belíssima trilha sonora e, principalmente, pela inteligente crítica à família e à sociedade norte-americana. Assista e divulgue!


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP