domingo, 9 de fevereiro de 2014

Doze Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 134 min
Direção: Steve McQueen           
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Dwight Henry, Michael Fassbender, Paul Giamati, Paul Dano, Benedict Cumberbatch, Quvenzhané Wallis, Chris Chalk, Adepero Oduye, Storm Reid, Dickie Gravois, Bryan Batt, Cameron Zeigler, Brad Pitt e Craig Tate.

Sinopse: esta história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt).

Crítica: o filme ateve-se bastante ao livro de mesmo nome que conta a história real de Solomon Northup, escrito por ele mesmo em 1853.
Denso e dramático como não poderia deixar de ser, conta a terrível trajetória de um homem livre, letrado e músico, mas que foi sequestrado e vendido como escravo, por ser negro, e afastado de sua família por longos 12 anos.  
As cenas são extremamente realistas e dolorosas e a atuação de Chiewtel Ejiofor como Solomon, digna de premiação. Michael Fassbender também faz juz à sua indicação a melhor ator coadjuvante, como o maquiavélico e lunático senhor de escravos, Edwin Epps. Também em papeis de vilões aparecem os excelentes Paul Giamati e Paul Dano.
Brad Pitt faz uma participação pequena, mas decisiva na salvação de Solomon.
O Critic's Choice Awards escolheu ‘12 Anos De Escravidão’ como o melhor filme da mostra.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP