domingo, 23 de fevereiro de 2014

Minha Terra, África (White Material)

País: França
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 106 min
Direção: Claire Denis
Elenco: Isabelle Huppert, Christopher Lambert, Nicolas Duvauchelle, Isaach De Bankolé, William Nadylam, Adèle Ado, Ali Barkai, Daniel Tchangang eMichel Subor.

Sinopse: uma história contemporânea ambientada em um país Africano sem nome, devastado pela rebelião. Em uma província rural, local de nascimento de um dos chefes rebeldes, Maria Vial (Isabelle Huppert), uma destemida e forte mulher branca, se recusa a abandonar suas plantações de café ou de reconhecer o perigo em que isso coloca sua família. André, seu ex-marido, e pai do filho adolescente, teme pelo orgulho cego e resistente da mulher. Para Maria, partir é se render, um sinal de fraqueza, de covardia.

Crítica: a cineasta Claire Denis já deu provas de que tem uma forma de filmar muito peculiar. Em ‘Minha Terra, África’, a história simples ganha condução narrativa complexa.
Maria Vial (Isabelle Huppert) é o núcleo da trama, que se desenvolve a partir de seus problemas cotidianos e seus sentimentos inquietos. Por ela vimos tudo acontecer. Ela tenta se encontrar no lugar onde plantou suas raízes e, nesse caminho, vê pouca solidariedade ou amizade. Ela diz que é preciso ficar e lutar pelo que é seu. Mas o que é dela, afinal? A terra? O sentimento de posse é mais forte que tudo.
Vial observa a manutenção da propriedade das terras nas mãos de diversos homens enquanto tenta conquistar/manter seu próprio espaço de morada. É uma vivência complicada para todo francês na África. Mesmo com o governo francês tentando providenciar a retirada de qualquer estrangeiro daquelas terras, Maria recusa-se a ir embora, pois não quer deixar as plantações de café de sua família.
A vastidão dos campos contrasta com a pequenez dos personagens que neles habitam, num cenário cru e violento onde não há bons ou maus, mas somente humanos. Maria Vial busca proximidade, mas é vista como uma intrusa, uma estranha, mesmo estando ali há anos. Não tem o apoio de mais ninguém, nem dos seus empregados mais fieis, nem do marido e muito menos do filho que parece viver em outro mundo, aquém da realidade.
O preconceito ali parece falar mais forte e causar toda a desunião que é reforçada pela ação dos grupos rebeldes, incitados pelo líder e por uma rádio local.
A câmera mostra detalhes dessa invasão na casa de Vial: crianças sem escolha carregando armas maiores que elas próprias e vendo e expressões faciais apreciando o que nunca viram: conforto.
A força do filme reside está na tentativa de se transformar e de se adaptar a um novo grupo. A autoaceitação é de grande valor para Vial. Por isso, fugir e se render à força opositora é pura covardia. Mas resistir será possível quando todos parecem querer escapar do lugar? Crianças tiradas das escolas, pessoas mortas nas ruas e em suas casas. Como viver assim?
É preciso prestar atenção ao início do filme para se compreender o final.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP