terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Pele de Vênus (La Vénus à la Fourrure)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Comédia dramática
Duração: 93 min
Direção: Roman Polanski
Elenco: Emmanuelle Seigner e Mathieu Amalric.

Sinopse: a trama gira em torno de Vanda (Emmanuelle Seigner), atriz que se esforça para convencer o diretor Thomas (Mathieu Amalric) de que ela é a pessoa ideal para interpretar a protagonista de sua mais nova peça, inspirada em obra de Sacher Masoch.

Crítica: baseado em peça de David Ives, que por sua vez é inspirada em romance de Leopold von Sacher-Masoch, o longa é um incrível exercício narrativo. A montagem, o design de produção e trilha sonora completam, de forma primorosa, essa obra de arte.
O elenco enxuto, com apenas dois atores, dá a narrativa todo o poder de prender a atenção do espectador. O texto é impactante e a atuação de Emmanuelle Seigner (a melhor de sua carreira) é inesquecível. Ela vive Vanda, uma atriz louca para conseguir um papel na nova adaptação para os palcos do escritor Thomas (Mathieu Amalric). Inicialmente, Thomas não está nada disposto a deixar Vanda fazer seu teste, mas acaba convencido. Na sequência, acaba jogado para dentro da história e passa encenar a trama ao seu lado.
Ela é inconveniente, instável e sedutora. Ele é clássico e inseguro em vários sentidos. Ambos adentram em um jogo de cena em que características de ator e personagem irão se misturar.
O domínio em cena é total e, entre o drama e a comédia, o filme é inteligente ao construir momentos em que eles saem de forma abrupta da peça para realizar comentários sobre o texto, o cenário e até suas vidas pessoais.
É um cinema teatral que exige muita ousadia e talento, o que Polanski já demonstrou ter em outro ótimo filme (Deus da Carnificina, de 2012).

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP