segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Simshar

País: Malta
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Direção: Rebecca Cremona
Elenco: Lotfi Abdelli, Sékouba Doucouré e Adrian Farrugia.

Sinopse: o pré-adolescente Theo (Adrian Farrugia) embarca em sua primeira viagem de pescaria no barco Simshar, ao lado de seu pai, seu avô e Moussa (Sékouba Doucouré), um migrante do Mali. Porém, a viagem vai de mal a pior e o barco afunda, deixando a tripulação em alto mar. Simultaneamente, o médico Alex (Mark Mifsud) é designado a resgatar um grupo de africanos encalhados em um barco, sobre o qual os países Malta e Itália entraram em conflito para decidir de quem seria a responsabilidade do salvamento.

Crítica: o longa foi indicado como o representante da Malta para concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro. É a primeira vez que um filme do país é indicado para concorrer à premiação.
A história é baseada em uma tragédia real envolvendo uma navegação nas águas maltesas em 2008, o que já garante parte da atenção do público.
O filme, produzido em 2004, antecipou o momento conflituoso que vivemos hoje quanto à onda de imigrantes/refugiados para a Europa. A ótima produção contou com muitos figurantes e atores em atuação convincente.
Tenso em muitos momentos (às vezes com cenas mais contemplativas onde as expressões humanas são o foco), o longa cumpre seu papel ao mostrar uma situação grave, complexa, sem solução aparente até então e, acima de tudo, bem atual.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP