segunda-feira, 12 de outubro de 2015

La Once (Hora do Chá)

País: Chile
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 70 min
Direção: Maite Alberdi
Elenco: -

Sinopse: uma vez por mês, religiosamente, há 60 anos, um grupo de velhas amigas se reencontra, sem se perder de vista desde o final da escola secundária, num colégio católico. O tempo, que inevitavelmente passa, e transformou suas fisionomias e histórias pessoais, parece infiltrar-se com delicadeza entre a passagem de xícaras de chá, pedaços de bolo e outros quitutes. Ainda que tenham vivido por tempos de duras transformações históricas e políticas no Chile, essas turbulências parecem nunca vir à mesa, ou abalar sua amizade. Suas conversas giram em torno do passado, mas também incorporam discussões eternas sobre a fidelidade dos homens e a mudança dos costumes.

Crítica: foi o filme indicado do Chile para concorrer à categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2015.
Bem editado e produzido, conta a história de 11 senhoras que se encontram há 60 anos para tomar um chá (todo mês).
Conversas interessantes, lembranças boas e ruins, diferenças, conservadorismo, modernidade – elas fazem um balanço disso tudo em seus encontros.
Uma lê cartas de seu esposo já falecido, outra conta as traições que perdoou, uma relata como conheceu seu amado, como foi a primeira noite, a música que marcou suas vidas e por aí vai.
Além da hora do chá, elas sempre juntam um dinheiro para irem a um lugar para descansar e passear (um hotel fazenda, um spa, um local turístico). É a forma de vencerem a depressão e viverem a terceira idade com mais dignidade.
Álbuns de fotografia vão mostrando (do 60º ao 64º) as que não participam mais, por motivo de doença ou falecimento).
Mas a memória de quem ficou permanece viva para contar o que ali viveram e as tardes e os momentos agradáveis que compartilharam.
Um filme belo e sensível.       

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP