sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Campo de Jogo

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 71 min
Direção: Eryk Rocha
Elenco: -

Sinopse: um retrato sobre o espaço do futebol no cotidiano de jovens da periferia. A partir de um campeonato de comunidades da Zona Norte do rio de Janeiro, o campo torna-se um lugar não só um berço para o esporte, mas um local místico, para onde se transportam os dramas da vida real.

Crítica: um filme muito bem-sucedido no sentido de retratar o futebol como meio, nunca o fim.
“Campo de Jogo” homenageia o esporte. Filmando uma partida do campeonato das favelas (e não vangloriando os grandes clubes profissionais), o diretor constrói imagens esteticamente belas e excepcionalmente bem enquadradas e fotografadas. O enfoque é na canela dos jogadores, na pele de cada atleta, embaixo das mãos que se unem antes do jogo, nos céus, atrás do gol. Todos os detalhes são dignos de atenção. Cenas de jogos são apresentadas em câmera lenta acompanhadas de discursos dos técnicos aos jogadores.
Nenhum atleta tem nome ou história, já que a ideia não é demonstrar uma experiência pessoal, mas sim a universalidade.
Desprovido de narração ou depoimentos, aposta-se apenas na observação atenta e no uso exímio da edição de som.
Mais do que um panorama do futebol, este documentário faz um tratado dos corpos em movimento, algo que aproxima o esporte da dança. É ainda um interessante retrato social, retratando a pobreza, a condição de vida nas favelas cariocas, o sentimento de pertencimento inerente à comunidade, as hierarquias sociais e a importância do esporte como evento social e cultural.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP