segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Longe deste Insensato Mundo (Far from the Madding Crowd)

País: EUA/Reino Unido
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 119 min
Direção: Thomas Vinterberg
Elenco: Carey Mulligan, Matthias Schoenaerts, Micahel Sheen, Tom Sturridge e Juno Temple.

Sinopse: a jovem Bathsheba Everdene (Carey Mulligan) é forte, independente e cercada de admiradores. Por isso, ela vive um grande dilema amoroso, tendo de escolher um entre três pretendentes. Um deles é o pastor Gabriel Oak (Matthias Schoenaerts). O segundo é o fazendeiro William Boldwood (Michael Sheen) e o terceiro é o sargento Troy (Tom Sturridge).

Crítica: esta é a quarta e, provavelmente, a melhor adaptação cinematográfica do romance homônimo de 1874 de Thomas Hardy.
Não é uma obra-prima, mas um filme muito bom. Cenários deslumbrantes, figurino exemplar, atuações fortes num elenco bem afinado com a história.
Há que se ressaltar que há um exagero para o lado emotivo e romântico envolvendo a camponesa Bathseba (cujos pais morreram quando ainda era criança e teve que aprender os ofícios do campo logo cedo) que perdeu sue os três homens que aparecerão em sua vida, mas sem se distanciar do enfoque que é mostrar uma mulher independente e batalhadora, que consegue se manter só e sem pensar somente em casamento, o que é quase impossível no século XIX.
A trama tem uma eficiente narrativa, que não cansa o espectador, a direção é firme (do diretor dinamarquês, também responsável pelos ótimos filmes “A Caça” e “Festa de Família) e as atuações na medida certa são uma das razões para o sucesso do longa.
Bathsheba conhece, primeiramente, um jovem fazendeiro, Gabriel Oak, que a pede repentinamente em casamento, mas o pedido é negado. Após receber como herança de um tio a fazenda em que nasceu, ela muda-se para uma região mais urbana, enfrenta as dificuldades financeiras e o preconceito de uma sociedade machista. Lá é cortejada por mais dois homens: um rico fazendeiro, Boldwood; e um soldado, Frank, iludido com o repentino sumiço de sua amada. Surgem, então, conflitos, dúvidas, desencontros, desilusões e um final que será trágico para dois personagens.
A trilha sonora do filme (excepcional) é um destaque à parte. Numa das cenas, é a própria Carey Mulligan (interpretando Bathsheba) que canta.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP