sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Os Árabes Também Dançam (Dancing Arabs)

País: Israel/Alemanha/França
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Eran Riklis
Elenco: Tawfeek Barhom, Michael Moshonov e Yaël Abecassis.

Sinopse: Eyad, um jovem árabe e orgulho de seus pais, vive com a família em Tira. Ele é aprovado em uma grande universidade em Jerusalém. Quando se muda, ele parece não se enquadrar no novo ambiente, pois é tímido e não é fluente em hebraico. Naomi, uma colega de classe, é a única a se aproximar. Eles tornam-se bons amigos. Com o passar do tempo, Eyad se insere na vida social da universidade, mas ainda sofre preconceitos por ser árabe.

Críticaa coprodução israelense, francesa e alemã, baseada no romance do escritor israelense de família árabe Sayed Kashua, aposta na história de adaptação de um jovem árabe na sociedade judia israelense para explicar o conflito árabe-israelense.
O protagonista é Eyad (Razi Gabareen), um palestino nascido em Israel que vai estudar em uma rígida escola israelense e sofre com o preconceito de colegas e professores. Eyad é um menino-prodígio que soluciona uma charada impossível em um programa de TV e é o orgulho do pai, que anos antes foi preso por um atentado.
As coisas pioram na escola quando Eyad se apaixona por uma colega de classe, Naomi (Danielle Kitzis), e precisa manter o romance em segredo. Ele também faz amizade com Yonatan (Michael Moshonov), um rapaz que usa cadeira de rodas. Yonatan é o tipo sensível e complexo.
A trama aborda, de forma leve, o conflito, investe no humor e traz boas atuações. Uma das boas cenas se dá na sala de aula de literatura quanto Eyad fala o que pensa sobre o que escrevem os autores israelenses, sendo citado Amós Oz (um dos mais famosos).
Na verdade, o que surpreende é o desfecho, bastante inusitado e ousado.
Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP