sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tristeza e Alegria (Sorg og Glæde)

País: Dinamarca
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: Nils Malmros
Elenco: Jakob Cedergren, Helle Fagralid, Ida Dwinger, Kristian Halken, Nicolas Bro e Soren Pilmark.

Sinopse: o cineasta Johannes (Jakob Cedergren) e sua esposa, a professora Signe (Helle Fagralid), vão experimentar a maior tristeza que um casal pode enfrentar: a perda de um filho. Em meio à dor e a falta de esperança, e com uma Signe profundamente traumatizada, os dois terão que se unir para tentar seguir a vida.

Crítica: Johannes (Jakob Cedergren) é um cineasta que chega em casa um dia e se depara com uma tragédia. Em um surto psicótico, sua esposa Signe (Helle Fagralid) matou sua filha Maria, de apenas nove meses. A partir de então, ele tenta seguir com sua vida e apoiar a mulher, que é internada e está profundamente traumatizada.
A trama, baseada na história de vida real do diretor do filme, o dinamarquês Nils Malmros, é dura, triste, mas não melodramática. A comoção vem naturalmente, pela situação vivenciada pelos personagens: Johannes, com suas dúvidas, angústias e inquietações, e Fagralid, claro, uma mulher frágil e em estado de choque.
O personagem tem sua vida completamente abalada. Ele não sabe como seguir adiante. É tudo tão inesperado que Johannes pode parecer até passivo demais em alguns momentos, mas a verdade é que ele não consegue acreditar no que aconteceu. Ele só é obrigado a confrontar a realidade no momento em que tem que dar a notícia para seus pais, o que gera uma cena bela, mas triste.
As atuações são convincentes, incluindo-se as dos coadjuvantes Destaque para os cenários que contribuem para o clima denso, a melancolia e a frieza.
Talvez o jeito peculiar (pela impassibilidade) do cineasta dinamarquês de retratar a “sua” história cause estranheza aos espectadores. Mas é possível reconhecer nos personagens o quanto somos vulneráveis aos acontecimentos inusitados da vida. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP