terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Deus Branco (White God)

País: Hungria/Alemanha/Suécia
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 121 min
Direção: Kornél Mundruczó
Elenco: Zsófia Psotta, Sándor Zsótér e Lili Horváth.

Sinopse: em uma sociedade distópica em que a criação de cachorros implica no pagamento de uma taxa especial, Lili (Zsófia Psotta), uma menina de 13 anos, tenta reencontrar seu melhor amigo canino após seu pai (Sándor Zsótér) raptá-lo.

Crítica: há tempos não assistia a um filme que pessoas não conseguem vê-lo e saem logo no início da sessão.
Após a cena inicial da mãe se despedindo de Lili porque irá passar um tempo fora com o atual marido e deixando-a com seu cão Hagen aos cuidados do pai, a história toma um rumo cruel, sobretudo para o cão.
O pai não suporta cães e o convívio com a filha torna-se insuportável. O pagamento de uma taxa para cães que não sejam de raça (mestiços ou vira-latas) é a “desculpa” que ele encontra para não permanecer com Hagen em seu apartamento. Ao não aceitar pagar o valor, Lili é separada de seu cão, o que desencadeará uma série de acontecimentos trágicos sem volta.
Além da dor da separação, vimos até que ponto um humano é capaz de chegar para ganhar dinheiro. Hagen passa por várias pessoas e maus-tratos (o que realmente é difícil de assistir). Mas também vimos como alguém se acostuma rápido com tal ausência, demonstrando certa insensibilidade.
É uma crítica voraz aos humanos que parecem ter perdido todo e qualquer valor “humano”.
O desenrolar da história é atípico, ganhando até mesmo um ar de terror (o que talvez não agrade todos, pelo tom exagerado), e parece mostrar que nós podemos ser os próximos em extinção.
O grande potencial do longa é que os protagonistas são os cães. E para as filmagens, mais de 200 foram treinados. Tecnicamente, o filme é perfeito.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP