domingo, 28 de fevereiro de 2016

Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom

País: Ucrânia/EUA/Reino Unido
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 102 min
Direção: Evgeny Afineevsky
Elenco: -

Sinopse: documentário que tem como pano de fundo os conflitos na Ucrânia, no período de 2013 e 2014, principalmente as manifestações dos movimentos estudantis.

Crítica: um filme de denúncia, de história, real e, simplesmente, necessário. O documentário, que concorre ao Oscar 2016, retrata noventa e três dias da heroica luta do povo ucraniano contra o governo de Vitor Yanucovich. Após a reeleição, ele desistiu de assinar um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE) – o que havia prometido –, alegando que buscaria relações comerciais mais próximas com a Rússia, seu principal aliado.
Oposição e parte da população foram, então, à Praça Maidan, na capital Kiev, para protestar de forma pacífica, mas foram violentamente banidos pela polícia local, pela tropa de choque e por mercenários (assassinos soltos para ajudar a polícia a combater os manifestantes).
A onda de violência é assustadora. A cada novo protesto, novas repressões e mortes. Ao final do movimento, quando enfim conseguem que o presidente renuncie e novas eleições ocorram, foram registradas 125 mortes, 65 desparecidos e 1.890 pessoas feridas.
A união das pessoas de toda idade, vindas de toda parte do país, é comovente. Elas uniram-se, organizaram-se via postagens na internet e conseguiram ajuda: doações de medicamentos, suprimentos de primeiros socorros e alimentos. Mas até os postos de primeiros socorros foram destruídos pela polícia truculenta. Usaram cassetetes de ferro, bateram em mulheres, lançaram bombas de efeito moral, utilizaram tanques para derrubar as barricadas feitas pelos manifestantes, colocaram fogo em um prédio da sede do Fecomércio com pessoas dentro, enfim, assassinaram e, inclusive, sequestraram pessoas “suspeitas” nas ruas a fim de conter o movimento.
Os depoimentos dos jovens, adultos, idosos e, inclusive, de militares reformados, apoiando a liberdade do país e as imagens reais do que aconteceu nesses 93 dias são impressionantes. Até a fuga do presidente antes do anúncio de sua renúncia (em 22 de fevereiro de 2014), feita por um membro do governo, é mostrada.
Religiosos de todas as crenças deram apoio à luta do povo contra uma ditadura pró-Rússia.
É um exemplo de união que faz a gente crer que o mundo ainda pode ser melhor, ainda que custe a vida de algumas pessoas.

Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP