segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Novíssimo Testamento (Le Tout Nouveau Testament)

País: Bélgica / França / Luxemburgo
Ano: 2015
Gênero: Comédia
Duração: 114 min
Direção: Jaco van Dormael
Elenco: Benoît Poelvoorde, Yolande Moreau, Catherine Deneuve e François Damiens.

Sinopse: Deus (Benoît Poelvoorde) está vivo, mora em Bruxelas e é um senhor rabugento e malvado com uma filha de 10 anos de idade. Cansada da natureza abusiva do pai, a menina invade o computador dele e envia para todos os habitantes do planeta as datas de suas respectivas mortes, ação que gera consequências inimagináveis.

Crítica: antes de tudo, vale ressaltar o quanto o filme é criativo. Deus (Benoît Poelvoorde) é um homem alcoólatra, perverso, que maltrata a esposa e a filha pequena. Ele fica entediado na sua casa, por isso inventa acidentes, catástrofes naturais, doenças e outros obstáculos para tornar a humanidade mais divertida. Este é o ponto de partida de “O Novíssimo Testamento”, uma fantasia sobre um divino criador sem poderes, mas tipicamente humano, cheio de defeitos e atitudes nada louváveis, e totalmente manipulador.
O enredo ganha asas quando a filha revoltada se vinga de Deus, divulgando a todos os seres humanos (via SMS) a data e hora exatas de suas mortes. O potencial narrativo desta indagação é excepcional: se as pessoas sabem quando vão morrer, por que precisariam trabalhar, respeitar as regras, fazer o bem ao outro? Se têm a sobrevivência garantida, porque temeriam a Deus e respeitariam a moral religiosa? O filme permite imaginar diversas consequências hilárias da descoberta da morte.
Apesar da presença de Deus, a protagonista é a filha Ea (a ótima atriz mirim Pili Groyne), que narra sua revolta pré-adolescente enquanto questiona os atos divinos. Sua tarefa é construir um novo testamento, com profetas escolhidos ao acaso, e um texto redigido pelo primeiro mendigo que cruza o seu caminho. As crianças – incluindo dois garotinhos, também narradores – fazem um ótimo trabalho nesta obra de alma essencialmente infantil, pura e otimista.
É importante ressaltar há cenas surreais, como uma protagonizada pela atriz Catherine Deneuve, mas o que vale são as mensagens e as reflexões que nos permitem tais situações. Um ótimo filme e para todas as idades, com um texto muito bom e que abusa do humor.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP