domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Lobo do Deserto (Theeb)

País: Jordânia/Emirados Árabes Unidos/Qatar/Reino Unido
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Naji Abu Nowar
Elenco: Jacir Eid Al-Hwietat, Hussein Salameh Al-Sweilhiyeen, Hassan Mutlag Al-Maraiyeh e Jack Fox.

Sinopse: o jovem Theeb (Jacir Eid Al-Hwietat) inicia uma perigosa jornada junto a tribo beduína que vaga pelo deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano. O menino passa seus dias brincando com o irmão mais velho Hussein (Hussein Salameh). A vida dos viajantes muda com a chegada de Max e Marji, um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano que encontra-se em um perigoso território de caça.

Crítica: o cenário é o deserto no Oriente Médio, os personagens são homens de turbante em camelos, a época é o começo do século XX e a história tem como pano de fundo um contexto social de tensão entre os otomanos e os britânicos após a Primeira Guerra Mundial.
Mas isso é explorado superficialmente na trama e temos que juntar uma informação aqui e outra ali para entender certas coisas. Falta uma maior contextualização do período para que o espectador se situasse melhor diante do que é contado.
No entanto, a atuação de Theeb (Jacir Eid Al-Hwietat), cujo nome significa “lobo”, um menino curioso que tem como irmão e mestre Hussein (Hussein Salameh), é o ponto forte da trama.
Após a visita de um grupo que traz consigo um misterioso inglês, Hussein recebe a tarefa de guiá-los até um poço. Sem que ninguém perceba, o menino segue o bando no lombo de um jumento. É nessa viagem que ele passará por um processo intenso de amadurecimento, presenciando não imaginava fazer ou, pelo menos, não quando ainda criança.
O início é um pouco lento, mas depois a história fica mais interessante e traz uma bela mensagem fazendo referência ao poema que é citado na abertura do filme.
É a primeira vez que a Jordânia é indicada a concorrer ao Oscar.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP