terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O Vale do Amor (Valley of Love)

País: França/Bélgica
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Guillaume Nicloux
Elenco: Isabelle Huppert, Gérard Depardieu e Dan Warner.

Sinopse: Isabelle (Isabelle Huppert) e Gérard (Gerard Depardieu) formam um casal de meia idade que perdeu o filho há seis meses. Ainda em fase de luto, eles encontram uma curiosa carta do falecido pedindo para encontrá-los no Vale da Morte, nos Estados Unidos. Intrigados, eles aceitam fazer a viagem e comparecer ao encontro. Esta é a terceira vez que Isabelle Huppert e Gérard Depardieu atuam juntos, após Les Valseuses (1974) e Loulou (1980).

Crítica: os filmes franceses costumam ter um diferencial: texto interessante, excelentes atuações (aqui, dois mestres do cinema – Huppert e Depardieu) e um ritmo totalmente à parte das grandes produções blockbuster.
Uma história simples de amor, decepção, separação, frustração, arrependimento, enfim, sentimentos tão humanos e tão presentes em nossas vidas. Na trama, o filho distante se suicida e deixa uma carta.
Até demoramos alguns instantes para perceber que eles são, na verdade, um ex-casal. Eles interpretam atores de cinema, que seriam eles mesmos, e que precisam atender a um último pedido do filho morto.
Eles, hoje, têm outra vida, outra família e outros filhos. Mas precisam lidar com esse passado para virar a página. A culpa tem parte nisso e, aos poucos, vamos sabendo como foi a separação do casal e do filho. Huppert deixou o filho aos 7 anos com o pai e foi morar na França. Gérard, sem tempo para cuidar dele, o levou a um orfanato. Quando adulto, o contato era mínimo. E nada sabiam um do outro.
Recebeu duas cartas (uma para ele e outra para a ex-esposa) do rapaz que vivia com seu filho.
As cartas falam de amor, dor, mágoa, e dão orientações para os pais estarem em uma determinada data no Vale da Morte (deserto de Mojave, Califórnia), onde o filho garante que poderá ser visto pela última vez. Aliás, vale destacar a espetacular fotografia do filme.
Os pais não imaginavam se encontrarem novamente, motivados por uma situação como esta.
O desenrolar da história, com um pouco de suspense, mas, sobretudo, com conversas acaloradas, é o que há de melhor. Enquanto que o desfecho dependerá das crenças e opiniões de cada um. Por isso, reforço que as atuações e os diálogos são aspectos positivos que valorizam a trama e valem o ingresso.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP