segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Suíte Francesa (Suite Française)

País: Reino Unido / França / Bélgica / Canadá
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 109 min
Direção: Saul Dibb
Elenco: Michelle Williams, Kristin Scott Thomas, Matthias Schoenaerts e Sam Riley.

Sinopse: durante a Segunda Guerra Mundial, na França, Lucile Angellier (Michelle Williams) passa os dias junto de sua sogra (Kristin Scott Thomas) esperando pelo retorno do marido, um prisioneiro de guerra. Enquanto alguns combatentes franceses retornam para a casa, o pequeno vilarejo onde Lucile mora começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado Bruno von Falk (Matthias Schoenaearts). Apesar de resistir aos flertes do soldado, Lucile acaba cedendo e inicia uma relação amorosa com ele.

Crítica: estamos na França, no ano de 1940, bem no auge da Segunda Guerra Mundial. Lucille Angellier (Michelle Williams) vive com sua sogra (Kristin Scott Thomas) em Buffy, no interior do país, depois que o marido foi servir na Guerra. A França está sendo invadida pelos alemães e centenas de refugiados estão vindo para o campo, multiplicando cada vez mais a população do lugar.
Apesar de estarem isolados, a perspectiva é que logo o conflito as alcance de alguma forma e os soldados "inimigos" finalmente cheguem à região. Por terem uma casa boa, Lucille e a sogra são obrigadas a acolher o oficial nazista Bruno (Matthias Schoenaerts), em troca de algumas migalhas. Outras famílias escapam num primeiro momento, mas no fundo todos se veem na mesma situação, e o clima da localidade fica ainda mais tenso depois que um dos camponeses mata um soldado alemão.
O que Lucille não esperava, no entanto, era que Bruno fosse muito mais "humano" do que ela era levada a crer. Apesar de ser rígido em seu cargo, ele demonstra uma aptidão única para a música enquanto fica hospedado na casa, e essa paixão em comum deles faz com que os dois iniciem um relacionamento amoroso às escondidas.
O roteiro é bem clichê para falar a verdade, no entanto não deixa de ter seus momentos inspirados – o que se deve às boas atuações e à excelente produção do filme. É bastante interessante a forma com que o filme mostra os detalhes da ocupação, como o adiantamento dos relógios para o fuso alemão e a entrega de armas pela população.
Há também bastante na trama. Cada família deveria hospedar uma soldado alemão, como num hotel, e isso levou a pacata cidade a entrar em intrigas, brigas e desconfianças tudo em prol da própria sobrevivência.
Para quem gosta da temática de guerra, é mais um bom exemplar no cinema. 
Uma curiosidade: “Suíte Francesa” é o nome de um livro escrito por uma judia francesa (morta em Auschiwtz). Durante anos, ficou guardado em uma caixa até ser descoberto pela filha, que o publicou.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP