domingo, 24 de abril de 2016

A Lei de Mercado (La Loi du Marché)

País: França
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Stéphane Brizé
Elenco: Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller, Catherine Saint-Bonnet e Hakima Makoudi.

Sinopse: com 51 anos e depois de quase 20 meses no desemprego, Thierry começa um trabalho novo que logo lhe faz enfrentar um dilema moral. Até que ponto ele está disposto a aceitar o que lhe mandam fazer para manter o emprego?

Crítica: o aspecto social é algo bastante explorado no cinema francês. E "La Loi du Marché" (A Lei do Mercado) constitui um bom exemplo dessa temática ao centrar-se no lado familiar e emocional de um homem que tenta escapar de uma situação de prolongado desemprego.
Thierry (interpretado pelo convincente Vincent Lindon) é um homem que, depois de ter passado os 50 anos, está desempregado, prestes a vender uma pequena casa (um dos poucos bens que possui), recorrendo a um empréstimo para sustentar sua família e prover seu filho doente dos cuidados necessários, enfim, longe de ter uma vida tranquila após tantos anos de trabalho. Tendo que pagar contas, ele aceita um emprego como vigilante de uma grande loja. O serviço consiste basicamente em vigiar e denunciar roubos, delitos e desvios, o que acaba por deixá-lo ainda mais deprimido.
"A Lei do Mercado" traz à tona a atual crise econômica na Europa nos últimos anos. De forma inteligente, o diretor mescla muito bem cenas de Thierry em casa e no trabalho. Faz uma espécie de comparação que permite ao espectador perceber até que ponto somos humanos e até que ponto suportamos a desumanidade.
Thierry poderia ser qualquer um de nós, diante de dificuldades e tendo que tomar decisões difíceis que podem mudar seu comportamento e levando-o a reavaliar suas prioridades, condutas e valores.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP