segunda-feira, 18 de abril de 2016

Desajustados (Virgin Mountain)

País: Islândia/Dinamarca
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 94 min
Direção: Dagur Kari
Elenco: Gunnar Jónsson, Ilmur Kristjánsdóttir e Margrét Helga Jóhannsdóttir.

Sinopse: Fusi (Gunnar Jónsson) é um homem que já passou dos quarenta anos de idade, mas ainda não teve coragem de entrar na vida adulta. Ele vive uma pacata rotina morando com sua mãe até que um encontro com uma mulher vivaz e uma menina de 8 anos afeta seu equilíbrio, obrigando-o a fazer mudanças.

Crítica: a coprodução entre Islândia e Dinamarca narra o estilo de vida de Fúsi, um gigante (em tamanho) que, aos 43 anos, ainda não deu seu grito de independência.
Boa parte do longa-metragem se dedica a desvendar a personalidade de Fúsi, onde reina o marasmo. Por mais que tenha condições de se manter financeiramente, graças ao emprego estável que possui, prefere viver com a mãe. Não há propriamente um grau de dependência entre eles, é mais por comodismo mesmo. Fúsi simplesmente não vê razão para mudar, ele gosta de sua vidinha pacata. Segue a rotina dia após dia, sem qualquer reclamação. A seu ver, a vida é boa – mesmo que vez ou outra surjam inconvenientes vindos dos "colegas" de trabalho. A ambientação gelada e solitária amplia ainda mais a sensação da impassibilidade e da ausência de qualquer acontecimento ou emoção na vida de Fúsi.
Um dos seus "melhores amigos", se é que dá para chamar de amigo, é um locutor de rádio, que sabe absolutamente tudo de sua vida graças à paralisia que o cerca. A dificuldade em manter contato, seja verbal ou mesmo físico, é uma característica marcante e é a partir desta possível ruptura que o filme avança.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP