segunda-feira, 18 de abril de 2016

A Senhora da Van (The Lady in the Van)

País: Reino Unido / EUA
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Nicholas Hytner
Elenco: Maggie Smith, Alex Jennings e James Corden.

Sinopse: Mary Shepherd (Maggie Smith) é uma senhora que mora dentro de uma van em um bairro londrino. Todos os vizinhos se incomodam com a sua presença e seus hábitos, exceto o escritor Alan Bennett. Os moradores tentarão de tudo para retirá-la do bairro, mas essa tarefa não será tão fácil quanto imaginavam.

Crítica: tipicamente de humor britânico, é um filme leve e divertido, tendo Maggie Smith (no papel de Mary Shepherd) como condutora da história: uma senhora que vive por anos em sua van após se envolver em um acidente de trânsito.
De tempos em tempos, ela troca de vaga ao longo do bairro de classe média alta, de Camden Town. Tais mudanças são um martírio para os vizinhos, devido aos hábitos pouco higiênicos da motorista de passado misterioso. O único que a tolera – e a palavra certa é esta, tolera – é o escritor Alan Bennett (Alex Jennings), que cede o banheiro para que ela possa usá-lo – não sem muitas reclamações.
É neste ponto que “A Senhora da Van” chama a atenção: por mais que às vezes surja uma ajuda aqui ou ali, na verdade todos os envolvidos querem mesmo é que a senhora e sua van desapareçam de suas vidas. A existência de uma pessoa que aceite passar por necessidades morando tão próximo incomoda, não apenas pela existência de tal realidade em um bairro abastado, mas, também, pela dificuldade em lidar com o diferente.
A história é narrada do ponto de vista de Alan Bennett, um escritor que, mesmo sem não gostar muito, compadece-se com a senhora da van. Bennett se divide em dois, o escritor e o homem que vive, e é da observação dos dois diante daquela situação que saem os diálogos e observações mais interessantes.
São as diferenças entre as formas de vida e a relação incomum que surgirá entre Bennett e Shepherd que marcam o clímax da trama.
Ainda que um pouco esquemático e, por ora, novelesco, a história tem seu charme. Os dois personagens se entrosam bem e isso conta muito para o desenvolvimento do enredo.
Despretensioso e divertido, vai agradar quem gosta do gênero. Apesar de ser baseado em fatos reais, não vai muito além de contar uma história bonitinha e de dar espaço para o talento de Maggie Smith, que conquista o público com um personagem bem carismático.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP