segunda-feira, 18 de abril de 2016

Onde o Mar Descansa (Sea without Shore)

País: Reino Unido
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 91 min
Direção: Andre Semenza e Fernanda Lippi
Elenco: Livia Rangel, Fernanda Lippi, Anna Mesquita e Marcela Rosas.

Sinopse: um relacionamento amoroso entre duas mulheres interrompido bruscamente. Onde o Mar Descansa é uma exploração, em ritmo cativante, de amor e perda no final do século XIX. Descorçoada sob o impacto pela perda de sua alma gêmea, a amante sobrevivente se vê em pleno inverno nas profundezas de florestas remotas, dentro de esferas do subconsciente, impulsionada por forças desconhecidas. Não há retorno. O filme conta com desenho de som por Glenn Freemantle, vencedor de vários prêmios BAFTA e do Oscar (Gravity).

Crítica: "Onde o Mar Descansa" é um filme sem diálogos e distante das convenções cinematográficas.
Ambientado no fim do século XIX, o filme aborda o sofrimento de uma mulher (Livia Rangel), abalada pela perda da amante (Lippi), com a qual tem sonhos ou visões.
É uma viagem que acompanha o subconsciente da personagem principal, apresentada de maneira corporal e poética, o que significa que é através dos movimentos compulsivos e abruptos da personagem, da paisagem fria da Suécia, citações de poetas decadentes do século XIX, como Renée Vivian, e música bem tensa, que se espera que o espectador compreenda o que ela está sentindo e por onde sua mente está vagueando durante o desenrolar da história, que, aliás, foi montada de maneira não cronológica.
Dois pontos incomodam bastante na trama: possui tomadas estáticas longas demais, como ficar quase dois minutos filmando um único e repetitivo movimento de dança da personagem; e há quantidade excessiva de vezes em que a tela fica simples e completamente preta, e permanece assim por um tempo, muitas vezes, exagerado também, tornando a obra um tanto cansativa.
Por outro lado, destaca-se a beleza da fotografia e das tomadas, que norteiam o longa do agressivo ao sutil com maestria, e uma trilha sonora pesada no sentido de psicodelia e tensão.
Enfim, é uma obra para pessoas que têm uma paixão profunda pela arte da linguagem corporal e história da arte, que se deixam levar pelas imagens e pelos sons e que acreditam em outras potencialidades expressivas do cinema.

Avaliação: *

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP