domingo, 27 de novembro de 2016

A Boa Esposa (Dobra Zena)

País: Sérvia/ Bósnia-Herzegovina/ Croácia
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 94 min
Direção: Mirjana Karanovic
Elenco: Mirjana Karanovic, Boris Isakovic, Jasna Djuricic, Bojan Navojec, Hristina Popovic e Ksenija Marinkovic.

Sinopse: quando Milena (Mirjana Karanovic) é diagnosticada com câncer e, ao mesmo tempo, descobre o terrível passado de seu até então marido ideal, ela começa a passar por um despertar do paraíso suburbano em que pensava viver.

Crítica: Mirjana Karanovic dirige e atua como protagonista, no papel de Milena (tendo por sinal, vencido o prêmio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de São Paulo). A personagem simboliza a esposa perfeita para aqueles que ainda acreditam em um universo patriarcal, tendo deixado de lado seus próprios sonhos. Vivendo à sombra do marido e nele confiando cegamente, descobre em uma fita VHS uma realidade da qual nunca suspeitou quando ele era um soldado do exército sérvio: tortura e morte de civis ao comando de seu esposo.
Não bastasse essa descoberta, ela se vê diante de um quadro de saúde inesperado: diagnóstico de câncer de mama.
A trama mescla com inteligência o teor sócio-político e o simultâneo desmoronamento da vida pessoal de Milena. O mundo anteriormente intocável e perfeito se esvai e ela se depara com o fato de ter vivido uma relação permeada por mentiras e omissões. Seu marido gentil e generoso foi capaz de atrocidades imperdoáveis. Com as ameaças que aos poucos ele recebe de ex-colegas (também participantes das ações), ela logo testemunha rompantes de ira e violência. Então, ela é levada a tomar uma dura decisão, mas que renovará sua vida.
Muitas outras Milenas existem no mundo, passando pela mesma descoberta. Um filme grandioso com uma personagem marcante.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP