domingo, 20 de novembro de 2016

Indignação (Indignation)

País: EUA
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 110 in
Direção: James Schamus
Elenco: Logan Lerman, Sarah Gadon e Tracy Letts.

Sinopse: em 1951, Marcus (Logan Lerman), um jovem judeu de Nova Jersey, é um dos recém-chegados à Universidade Winesburg, em Ohio. Entre novas experiências, Marcus também sofrerá com repressões e violência na conservadora faculdade, onde lida com antissemitismo e repressão sexual. Local também em que num breve momento sua vida converge com a brilhante filha de um ex-aluno.

Crítica: o filme tem peso: é baseado na obra homônima do autor norte-americano Philiph Roth e é dirigido pelo roteirista James Schamus (de “Brokeback Mountain”, de 2005).
A trama retrata uma época e todos os seus valores morais, sociais e culturais extremamente conservadores. O ano é 1951.
Para evitar ser convocado para a Guerra da Coreia, o rapaz entra para uma universidade em Winnesburg, Ohio, o que parte o coração do pai, que jamais teve o filho longe dele, mas também o deixa aliviado, afinal, seu filho não morrerá na guerra, como o do vizinho.
O mundo se abre para Marcus longe da casa dos pais – agora ele é, finalmente, dono de sua vida. Uma de suas primeiras atitudes é não aceitar o convite para participar de uma fraternidade composta apenas por rapazes judeus.
Os conflitos começam aí. O reitor da universidade o chama para uma conversa, mais parecida com um interrogatório, onde questiona o porquê de sua recusa em se juntar ao grupo judaico, o fato de ele ser ateu e as razões pelas quais decidiu mudar de dormitório, separando-se de seus dois colegas iniciais de quarto, além de tentar persuadi-lo de todas as formas de suas decisões e opiniões.
Ele sente-se novamente oprimido, assim como se sentia em casa. Ele encontra alívio ao conhecer outra aluna da universidade, Olivia Hutton (Sarah Gadon). No entanto, o primeiro encontro não sai bem como ele esperava e os valores morais impostos pela sociedade são novamente postos em jogo. Ele inicia uma luta contra ele mesmo e contra os outros para provar que Olivia é uma boa garota, apesar do seu temperamento instável e complexo.
Cada família tem os seus problemas e isso ganha destaque na trama. Infelizmente, o melodrama e alguns clichês nos personagens tornam o filme menos brilhante. Falta, por exemplo, mais força e atitudes contestadoras a Marcus (interpretado por Logan Lerman).
Mas, sem dúvida, os diálogos bem colocados, levantam vários embates sobre como é difícil ser o que queremos ser ou o que pensamos, sobretudo numa sociedade opressora.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP