terça-feira, 22 de novembro de 2016

Pano de Limpeza (Toz Bezi)

País: Turquia/Alemanha
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Direção: Ahu Öztürk
Elenco: Asiye Dinçsoy, Nazan Kesal, Serra Yilmaz, Didem Inselel e Mehmet Özgür.

Sinopse: Nesrin (Asiye Dinçsoy) e Hatun (Nazan Kesal) são duas faxineiras curdas que vivem em Istambul. A vida delas é uma interminável e constante jornada entre a periferia onde moram e os bairros ricos em que trabalham. Elas residem no mesmo prédio e a amizade tem uma hierarquia: Hatun se comporta como uma espécie de irmã mais velha de Nesrin.

Crítica: vários filmes já retrataram a cultura machista e repressora nos países árabes. E nunca é demais ver. São formas de denúncia que precisam ser mostradas para todo o mundo.
A submissão da mulher, o direito à nada, a sensação de incapaz perante tudo e todos são torturantes. O divórcio é proibido e, se permitido, a mulher perde a guarda do filho.
Em geral, casam-se cedo, dependem dos maridos e não estudam nem trabalham. Quando abandonadas, ninguém as emprega e, ainda, são renegadas pelos familiares.
Além disso, ainda há os preconceitos de etnias, que separam ainda mais as pessoas. Só a amizade pode ajudar essas mulheres a seguir em frente.   
Na trama, Nesrin e Hatun (extremamente naturais em seus papeis) são batalhadoras, ganham seu pouco dinheiro fazendo faxina, sem qualquer possibilidade de aumento ou de melhores condições de trabalho. Hatun é casada e ainda tem o apoio do marido. Nesrin está só com a filha depois que o seu esposo simplesmente se foi. Ela não tem como sustentar a filha, pagar aluguel e outras contas apenas com o que ganha, fazendo três faxinas por semana. Ainda que conte com a ajuda de Hatun, ela passa por sérias necessidades e, à beira do desespero, comete um ato que mudará sua vida para sempre, assim o como a de sua filha.
Uma realidade difícil de ser aceita, porém é como é. As diferenças de classes sociais são muito marcantes e a trama marca bem isso durante a história.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP